Cultivar e guardar a criação
(Gênesis 2:15)
O lema da Campanha da Fraternidade de 2017 motivou os alunos do 8º ano a pensarem nos caminhos que podemos tomar para defender os bens sagrados do nosso planeta.
Nas aulas de Língua Portuguesa e Produção Informatizada foram propostas discussões sobre os conceitos de biomas, sustentabilidade e a importância de Reciclar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Recusar.
As conversas sempre chegavam ao mesmo questionamento: “Como podemos fazer a nossa parte em defesa da vida? O que pode ser feito dentro das nossas atividades diárias?”
E foi assim que surgiu a ideia do Sebo. Como a aquisição de livros é prática constante no CSA, percebemos que fazer as obras circularem já abriria caminhos para repensar e reduzir gastos, provocando a reutilização das obras e diminuindo os impactos na natureza. Fora isso, ainda estaríamos disseminando conhecimento!
Para que o sebo desse certo, professores e alunos fizeram suas doações. Livros de gêneros diversos foram arrecadados e catalogados pela turma, que também produziu marcadores de livros para presentear nossos visitantes.
Ainda para reforçar nossa ação, os livros foram trocados por alimentos não perecíveis, doados para o Centro da Criança e do Adolescente Padre Mariano.
Nosso Sebo, inaugurado no sábado da Vivência, Conhecimento e Amizade, foi um sucesso. Esperamos que tenha sido o primeiro de muitos que ainda virão no CSA.
Regina Ruiz e Andrea Gabriela do P. Amorim,
Professoras de Língua Portuguesa e Produção Informatizada.