A Matemática surgiu com a necessidade de resolver questões da vida cotidiana: contar, acrescentar, retirar, medir… E ninguém coloca em dúvida que essa necessidade está presente também na vida das crianças que, certamente, chegam ao Ensino Fundamental com muitas informações acerca dessa área de conhyecimento.
Sendo assim, acreditamos que o ensino da Matemática deve estar voltado à formação do cidadão que, cada vez mais, utiliza os conceitos matemáticos para resolver questões do cotidiano.
A fim de ampliar a aprendizagem de conceitos matemáticos como recitação, contagem, agrupamento, representação numérica por meio de situações Matemáticas reais, os alunos do 2ºano participaram de um pega-pega diferente.
O jogo Salvando os Tatus, proposto pelas autoras do livro Saber Matemática do 2ºano, relaciona uma brincadeira comum entre as crianças a uma situação – problema hipotética, na qual é fundamental a participação de nossos alunos no enfrentamento de um problema ambiental atual como as queimadas que causam a extinção de diversas espécies.
Salvando os Tatus não é apenas um jogo. é uma atividade que incentiva, em nossos alunos, atitudes positivas em rrelação ao meio ambiente que, certamente, promoverá a esta e às próximas gerações uma perspectiva de vida mais saudável para o nosso planeta.
Carolina, Daniela e Luciana
Professoras do 2ºano
Ensino Fundamental