O 1ºAno oferece diversos projetos com o objetivo de proporcionar aos alunos o acesso ao conhecimento e incentivá-los no processo de letramento que pode acontecer anterior ou mesmo simultaneamente à alfabetização. Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte efetiva da vida do aluno ou do adulto.
Para ingressar no universo do letramento, é preciso apropriar-se do hábito de buscar um livro, um jornal para ler, de freqüentar bibliotecas, revistarias, livrarias e com esse convívio efetivo com a leitura, apropriar-se do sistema de escrita.
O letramento não está; restrito ao sistema escolar, mas cabe à escola, fundamentalmente, levar os seus alunos a um processo mais profundo nas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Saber ler e escrever palavras não é o suficiente para a aquisição de uma leitura diversificada e sistemática.
Acreditamos que propiciando aos nossos alunos o prazer pela leitura poderemos construir as competências necessárias para a sua apreensão e produção e que no contato com diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização,têm contato com elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência, elenco de personagens e, além disso, os leva à compreensão do uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização.
Com esse propósito, oferecemos além da biblioteca do Colégio, empréstimos de livros da biblioteca de sala, estimulando em nossos pequenos a responsabilidade e a autonomia.
Para nós, que objetivamos uma educação integral é importante também possibilitar momentos de convivência para que por meio das relações nossos alunos se tornem pessoas ativas e cooperativas e desenvolvam práticas sociais de polidez e acolhida, que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social.
Assim, aproveitamos a inauguração da Biblioteca de classe para partilharmos um lanche coletivo e cumprirmos nosso papel socializador, propiciando com estes momentos situações que permitam o desenvolvimento da identidade de nossos alunos, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.
Andrea Vassallo e Mônica Abdou
Profas. do Ens. Fundamental-1ºano