A Fazenda Nossa Senhora da Conceição, situada no município de Jundiaí, SP, oferece a oportunidade para estudos sobre o ciclo do café, sobre a escravidão e a imigração de europeus e asiáticos, contadas atrações das construções ali preservadas. Esses foram os assuntos estudados no 5ºano do ensino fundamental, quando visitaram essa fazenda de café no dia 17 de junho.
O Colégio Santo Agostinho, atrações de suas professoras, apresentou aos alunos, antes da viagem, toda a matéria pertinente ao ciclo do café: seu descobrimento casual, suas qualidades, o início das plantações na Arábia, sua expanSão para outros países, inclusive o Brasil e sua expanSão dentro do país seu valor econômico.
é possível viajar no tempo, quando se adentra a fazenda.estãoali construções com mais de dois séculos de existência. Pode-se ver a Casa Grande, onde morou o Barão de Serra Negra, a casa dos colonos imigrantes, o Museu do Café, as senzalas, os terreiros de café, os maquinários e até uma capelinha, com uma história bem curiosa.
As crianças lancharam e almoçaram no restaurante da fazenda. Ele tem uma decoraçãorústica e está; situado na antiga tulha da fazenda.
Como despedida, os alunos puderam saborear um autêntico e delicioso café, feito à moda da fazenda.
Dircéa Uhle e Katia Horn
Profas. do Ens. Fundamental