“O elefante vai viajar e resolve dar uma festa de despedida. Ele quer tirar uma foto para guardar de recordação, e o esquilo sugere que os convidados façam uma pose costas para a câmera. Quando vai bater a foto, o elefante percebe que há um penetra na festa. De quem será aquele rabinho?”
É a partir da literatura infantil que as crianças são convidadas a entrar no mundo da imaginação, da fantasia, da criatividade, do encantamento, da descoberta, da informação e do conhecimento. Um mundo em que é possível compreender e expressar emoções, sentimentos, vivências, dúvidas e saberes.
Com a história “Sabe de quem era aquele rabinho” da Elza Cesar Sallut, da Editora Scipione, trabalhamos com nossos alunos algumas noções matemáticas: levantamento de hipóteses, resolução de problema e gráfico.
Num primeiro momento lemos a história, sem revelar o final. Em seguida, numa roda de conversa, fizemos um levantamento de qual animal poderia ser o rabinho e por último construímos um gráfico com as hipóteses que surgiram.
Com a participação das famílias na “Vivência e Conhecimento” construímos outro gráfico e assim, comparamos os dois gráficos com nossos alunos e finalmente revelamos de quem era o rabinho.
E você, sabe de quem era o rabinho?
Adriana Lucas e Patrícia Esteves
Tutoras do Infantil 2