Recitar poesias em voz alta desperta em nós todos os sentidos…
Aprender é algo único e cada um de nós vê sentido na aprendizagem quando esta lhe traz significado! E foi dessa forma, tão prazerosa, que aconteceu a tão aguardada Roda de Poesia do 2º ano.
A expressão oral precisa ser cada vez mais valorizada e criar vivências nas quais permitam ao aluno o conhecimento de diferentes gêneros e a apropriação do uso da fala em diferentes contextos e situações, amplia várias habilidades importantes como a escuta, a leitura, a compreensão e a interpretação.
Toda a caminhada e preparação para o evento contou com o envolvimento e dedicação de todos, revelando integração. Iniciamos com a escolha das poesias, se faríamos em grupo ou em duplas, se haveria gestos na encenação ou mesmo adereços para destacá-la, debatíamos a ordem em que poderiam ocorrer e até mesmo se haveria uma vestimenta diferenciada para o dia.
A cada poesia declamada via-se que estavam atentos ao uso de entonação adequada, postura, fluência e ritmo! Esse exercício poético trouxe a todos o contato com uma linguagem mais elaborada da literatura.
Algumas poesias de Vinícius de Moraes e Ruth Rocha foram cantadas, mostrando que é possível fazer diferente…
O resultado foi um evento completo que trouxe ao público divertimento, conhecimento e revelou novos talentos…
éssica Grativol, Lucélia Judice, Monica Abdou e Elisa Varro
Professoras do 2º ano