Para quem pensava que a culinária da nossa escola se limitava apenas a cozinha e ao refeitório, aqui vai uma surpresa: Ela já chegou aos laboratórios, especialmente o de química. Descobrir e aprender coisas novas sempre é legal, principalmente quando fazemos isso junto com comida, especialmente sorvete. Afinal quem é que não gosta de sorvete?
Na aula de laboratório fizemos um sorvete inovador, com gelo seco. Penso eu que foi uma oportunidade única, já que o costume de fazer coisas caseiras está cada vez mais saindo de nossas vidas, afinal temos tudo industrializado na ponta das mãos. Além de ter sido uma maneira diferente de aprender química com a mão na massa (literalmente), o sorvete fica pronto na hora e foi mais do que divertido ter uma experiência nova com os colegas, saboreando vários sabores de sorvete diferentes. Aprender nunca foi tão doce.
Jaqueline Celina – 2ª série B
Na aula de Laboratório de Química escapamos um pouco da nossa rotina semanal e tivemos o prazer de fazer e de provar algo novo: sorvetes artesanais.
Aprendemos sobre a origem e a história dessa sobremesa deliciosa, e relacionamos com o nosso conteúdo em Química. Durante a aula, preparamos todas as etapas do sorvete com o auxílio da chef Jéssica, ex-aluna do colégio.
Com o pouco tempo de 1 hora-aula, usamos ingredientes considerados inusitados, como por exemplo o gelo seco, para obtermos uma consistência perfeita do sorvete artesanal, também chamado de semifreddo.
Essa deliciosa experiência resultou diversos sabores preparados de semifreddo, como sorvete de limão e tomilho, chocolate branco e cookies, frutas vermelhas, banana com cholocate, doce de leite e outros. A Química é prazerosa tanto para o nosso aprendizado, como para o nosso paladar.
Gabriel Nicolas e Maria Letícia – 2ª série A