Quem pegou uma ponta do meu chapéu de três pontas que agora só tem duas? – 5º ano

Ficou curioso?
Lembrou-se de alguma brincadeira?Capa-Chapeu-FINAL-PNBE-1
Está no caminho certo!
Essa leitura envolvente é contada por personagens de muitas cantigas. Algumas, os alunos do 5º ano já conheciam, mas outras eram totalmente desconhecidas.
Foi nesse clima de ludicidade que aconteceu o projeto literário.
Veja alguns depoimentos dos alunos e não perca a oportunidade de retomar à infância.

 

Leonardo – 5º ano A
“Eu achei muito divertida a história porque as personagens fazem parte de cantigas e quando você acha que vai acontecer alguma coisa, não acontece.”

Davi – 5º ano A
“Eu adorei o livro porque transforma cantigas em histórias e isso é muito legal. Achei várias personagens de cantigas que conhecia e não conhecia, como Teresinha de Jesus e Sambalelê.”

Vitória – 5º ano A
“Eu gostei muito do livro porque ele é divertido, engraçado, legal e misterioso. Quando eu lia, ficava “presa” no livro de tão legal que achei.”.

Sabrina – 5º ano A
“O livro foi muito legal! Tinha várias cantigas e eu adoro cantigas. Desde pequena minha tia colocava um DVD cheio de cantigas. O livro foi perfeito para lermos, com várias confusões com o Jorge, a Chapeuzinho Vermelho…. Adorei fazer o projeto desse livro.”

Ana Beatriz – 5º ano A
“Eu achei muito divertido o livro. Mostra vários personagens de cantigas brasileiras como: Sambalelê, Dona Baratinha, Terezinha e Dona Chica-cá.”

Ana Alice – 5º ano B
“Eu gostei muito desse livro! A história é engraçada e muito legal. Eu indicaria para a minha mãe porque ela gosta de mistério e também para minha madrinha porque ela gosta de cantigas. Aprendi várias cantigas com a leitura.”

Renata – 5º ano B
“Eu gostei do livro porque tem muitas cantigas famosas que eu ouvia quando era menor. Nesse livro encontrei humor, mistério e cantigas.”

Rafaella – 5º ano B
“Eu gostei e indico para todas as pessoas porque é uma história divertida, interessante e misteriosa. Tem várias cantigas só que em forma de história. É muito bom e aposto que quem ler vai se divertir muito.”

Helena Rocha – 5º ano B
“Eu achei o livro ótimo, porque era engraçado, educativo, com várias cantigas e muita confusão. Quando comecei a ler achei que não tinha nada com nada a história. Depois, comecei a amar o livro.”

Maria Clara – 5º ano B
“Eu adorei o livro. Eu gostei dele porque é bem misterioso e em cada capítulo você conhece ou lembra de cantigas que ouviu quando era menor.”

Matheus Bessa – 5º ano C
“O livro foi muito bom para mim porque me fez lembrar do tempo em que estava no infantil e cantávamos várias cantigas de roda. Este livro foi muito legal, pois envolve suspense, brincadeiras, amor e ajuda ao outro. Fiquei desesperado para ler, pois queria saber quem roubou a ponta do chapéu.”

Priscila Abdou – 5º ano C
“Eu gostei do livro porque ele tem mistério, aventura, investigação e nos lembra das cantigas de roda. O livro é fácil de compreender e as histórias me motivaram a ler.”

Maria Eduarda Cabral Beber – 5º ano C
“Eu gostei do livro porque ele é alegre, colorido, divertido e legal. Ele também me ajudou a recordar várias cantigas de roda que havia esquecido. Gostei também do mistério do livro, porque me deixou com mais vontade de ler.”

Gabriela Rodrigues – 5ºano C
“Eu achei o livro bem legal. Não consegui parar de ler até descobrir o mistério da ponta vermelha perdida do chapéu de três pontas. Recordei um monte de cantigas de roda que não lembrava. Vale muito a pena ler esse livro.”

Walter Neto – 5ºano C
“Eu gostei desse livro porque ele é legal e interessante. Gostei das cantigas que tinham no livro e do mistério que me fez ter vontade de chegar logo ao fim.”

Manuela Gomes – 5º ano C
Eu gostei do livro porque tinha muito mistério, aventura e cantigas de roda. Foi muito bom brincar de roda e cantar as cantigas do livro.

Beatriz Fayan Ponce – 5°ano C
“O livro é muito legal, porque eu amo livros de mistério. Por meio de aventuras, brincadeiras e principalmente as cantigas de roda faz com que todos recordem sua infância ou parte dela. O mistério desse livro é bem interessante e diferente, pois a ponta do chapéu de três pontas que agora só tem duas fica desaparecendo a todo instante, mas mesmo assim o livro é ótimo.”

Carla e Roberta
Professoras do 5º ano