Os alunos da 2ª série tiveram uma aula de Publicidade e Propaganda com um profissional que está na alma desse negócio.
Com mais de 15 anos de experiência em publicidade e ex-aluno, Marcelo Gianesi Bellintani (turma de 1998 do CSA) traçou um panorama histórico das principais correntes da propaganda e explicou como funciona o processo de criação.
Antes disso, os estudantes puderam repensar o bombardeio de publicidade a que somos submetidos, analisar propagandas e entender os artifícios utilizados nesse meio durante algumas aulas sobre o gênero textual anúncio publicitário. Para dar uma visão diferenciada de quem está dentro do mercado e, de certo modo, dar um contraponto às análises realizadas em classe, o publicitário Marcelo trouxe também alguns cases com o intuito de expandir a reflexão dos alunos.
Heroína ou vilã? A resposta sobre a publicidade não foi dada em aula, ou, pelo menos, não uma apenas. Caberá ao senso crítico e à conclusão pessoal de cada aluno responder.
Paulo Roberto Laubé
Professor de Produção de Texto
“Passamos um bom tempo, nas aulas de produção de texto, estudando o papel do marketing na sociedade e discutindo seus impactos na mesma, e com isso nos deparamos com diversos pontos de vista dos alunos, o que é muito interessante. Mais interessante ainda foi quando o nosso professor nos trouxe um ex-aluno que se formou em publicidade, de modo que vimos na prática um outro lado da moeda: de um publicitário. Aprendemos um pouco como ela funciona internamente e, do ponto de vista dele, quais são suas raízes essenciais e seus objetivos.
É muito legal quando as aulas são diferentes e abertas para discussões, acredito que a educação é diálogo e não apenas reproduzir e encadernar conteúdo, por isso gostei muito da ideia do professor Paulo.” – Chiara Vitória Bittencourt 2ª série A