O Homem, há séculos, domina técnicas de produção de determinados alimentos, sem muitas vezes saber a lógica biológica ou química por trás dela. Podemos citar a produção do vinho, iogurtes, queijos, pão, suplementos alimentares e até alguns remédios. Portanto, passa a ser muito interessante quando conseguimos aliar um assunto dado em sala aula com a prática de se produzir algumas dessas iguarias, sabendo quais processos ocorrem naquele exato momento.
Pensando nisso, levamos os alunos da 3ª série do Ensino Médio para a cozinha experimental com objetivo de produzirmos queijo e, assim, esclarecer de maneira prática e lúdica o que é fermentação lática, quem são os lactobacilos ou outros agentes bacterianos e fúngicos que podem fazer esse processo. Questões como “por que existem queijos e vinhos diferentes?” e “qual a relação deles com os tipos diferentes de microrganismos fermentadores?” também foram respondidas.
Acreditamos que essa vivência, proporcionada por uma atividade prática, favorece que nosso aluno construa de maneira muito mais prazerosa um conhecimento que jamais será esquecido, levando consigo em conjunto com tantas outras experiências que fazem parte da sua formação integral.
Luciano Ribeiro
Professor de Biologia