Praxia fina – Infantil 1 e 2

A mão é a parte central da função da praxia fina. Podemos dizer que é a parte do corpo que mais utilizamos, desde a fase intrauterina, permitindo que tenhamos acesso ao meio ambiente que nos rodeia e também ao nosso corpo.

Nas fases iniciais do desenvolvimento o bebê utiliza a palma da mão de forma reflexa (reflexo palmar – quando algo encosta na palma da mão de um bebê ele aperta), e gradativamente passa a ser um movimento intencional e mais elaborado.

Os movimentos mais precisos, como o de pinça realizado pelos dedos polegar e o indicador da mão, vão sendo aprendidos e cada vez mais utilizados nas fases seguintes.

A praxia fina mobiliza pequenos grupos musculares e movimentos controlados para realizar atividades como manusear objetos, tocar instrumentos, pintar, recortar e muitas outras que exigem um alto nível de destreza.

Durante o período dos dois aos seis anos de idade, a criança adquire capacidades e habilidades no domínio da motricidade e da sensibilidade, que auxiliarão no desempenho eficiente das atividades do dia-a-dia, para as tarefas escolares, as práticas esportivas e as atividades de lazer.

Nessa atividade de praxia fina, os alunos do Infantil 1 e 2 receberam tecidos e papel com o objetivo de enrolar, dobrar, amassar e rasgar colocando esse material dentro de uma garrafa promovendo uma maior firmeza com o dedo indicador e polegar.

Carla Lívia
Professora de Educação Física