Peer Help no 3º ano

Listening – Speaking – Reading and Writing. Essas são as habilidades que se busca desenvolver em alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, tendo sempre em vista tanto a realidade de uma sala de aula de um curso regular quanto o perfil de cada classe.

Procura-se provocar situações que levem os alunos a se comunicarem usando a língua alvo, Inglês. Esses momentos ocorrem mesmo quando a intenção primeira não é a oralidade, mas sim a leitura e escrita. Dessa maneira, resolver exercícios do livro de atividades, Activity Book se transformou em mais um momento de interação.

Segundo Vygostski, psicólogo russo, o ensino considerado bom é o que leva o indivíduo a participar de situações de práticas sociais. Ele menciona a importância da participação de outros membros do grupo social na mediação entre a cultura e o indivíduo.

A visão de Vygostski é um dos fundamentos para a prática do “Peer Help”, isto é, alunos que concluem suas atividades primeiro e que tenham atingido o objetivos de maneira satisfatória são solicitados e encorajados a serem ajudantes. A instrução é a que não façam pelos colegas nem deem todas as respostas, mas que os estimulem mostrando os caminhos do seu pensamento para realizar a tarefa.

A prática tem mostrado que a experiência ajuda esses helpers a monitorar seu próprio progresso e se tornarem aprendizes mais reflexivo.

Ariadne C. Nascimento

Profª de Inglês da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1