No mês de outubro, os alunos do 8ºano tiveram a oportunidade de conhecer um ambiente completamente novo. A proposta do estudo do meio foi visitar o Parque Nacional de Intervales, uma área remanescente de Mata Atlântica no Vale do Ribeira, estado de São Paulo.
Além de caminhar pela mata, observar a rica fauna e flora da região, os alunos puderam conhecer o interior das cavernas, um dos momentos mais esperados da viagem. Muito bem dispostos e equipados com capacetes e lanternas, os exploradores descobriram como se formam as cavernas, quais seres vivos estão adaptados ao ambiente, como é importante seguir as recomendações dos guias, ajudar e esperar o colega…
Durante os três dias de vivências o grupo pode ainda conhecer um pouco sobre a realidade da população que vive na região e refletir sobre as possibilidades do desenvolvimento de atividades econômicas que atendam as necessidades humanas preservando o meio ambiente.
Abaixo o depoimento de dois alunos.
A viagem foi muito construtiva e valeu à pena, pois aprendemos coisas inéditas, as trilhas, as cavernas, o tipo de vegetação, formações rochosas. Nunca havíamos vivenciado uma aventura daquelas, foi incrível, os guias eram muito divertidos, inteligentes e suas explicações foram fantásticas. Destacamos o tio “Neno”, Anderson, que nos ajudou e foi muito amigo da nossa turma.
No quarto também foi bem legal, curtimos, estudamos, fizemos amizades novas e fortalecemos as amizades antigas. Queremos que todos sejam lembrados, o tio Pica Pau, que foi “super-gente fina”, o Luizão e suas mágicas, a Ana também muito legal e o tio “Lola” que nos levou para todos os locais. Sentiremos saudades de todos.
Durante a viagem conhecemos melhor as professoras Maria Rita e a Fátima e queremos agradecê-las por nos ajudarem e por fazerem de tudo para que a nossa viagem a Intervales fosse inesquecível.
Rafael Lemos e Vitor Feitosa
alunos do 8ºano C