fbpx

Olimpíada Brasileira de Astronomia, Astronáutica e Foguetes

Nossos alunos começaram este ano de 2012 participando de várias Olimpíadas de Conhecimento – prática comum no Colégio Santo Agostinho.  Obtivemos sucesso em muitas modalidades e faturamos medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas com certificados de participação.

Agradecemos aos alunos que participaram das Olimpíadas e continuamos nosso trabalho de estímulo e incentivo na busca de conhecimento, sabedoria e ciência, através dos estudos que, com certeza, trarão novos resultados diante dos futuros desafios.

De maneira geral, a Olimpíada, muito mais que uma competição, é uma maneira de despertar a curiosidade científica nos jovens. Assim, a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBFOG – Olimpíada Brasileira de Foguetes, a OBF – Olimpíada Brasileira de Física, a OPF-ITA – Olimpíada Paulista de Física, OBF-IFGW-Unicamp – Olimpíada de Física da Unicamp, atuam como uma espécie de recurso pedagógico de alto nível, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pela ciência entre os jovens. Pretende-se, através de provas bastante interessantes, confeccionadas com cautelosa elaboração, não afastar o estudante pela falta de conhecimento necessário, mas reter a sua atenção e lhe despertar a imaginação e o interesse científico. Sem dúvida o evento serve também para revelar talentos precoces. Promover a Física, a Astronomia e a Astronáutica associadas à interdisciplinaridade – com a Matemática, a Química, a Biologia, a Geografia, a História e a Filosofia – significa, de maneira geral: conhecer, estudar, estimular o interesse pelas ciências, tecnologias atuais e seus processos de ensino–aprendizagem, que são metas paralelas, as quais também ganham muito com as Olimpíadas.

Não existe nada tão importante como o saber e o conhecimento.

As mais novas medalhas conquistadas foram recebidas no mês de outubro, com os resultados da XV OBA 2012 – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a VI OBFOG 2012, entregues para os melhores alunos colocados na Classificação Geral Brasileira. Nosso Colégio ficou com 15 medalhas conquistadas pelos alunos através da OBA, sendo 1 de OURO, 8 de PRATA e 6 de BRONZE; e mais 29 medalhas de BRONZE conquistadas através da OBFOG.

Mais uma vez parabenizamos a todos os alunos que participaram da XV OBA-2012 pelo desempenho apresentado, pois não foi nada fácil, considerando o bom nível de cobrança das provas e a grande concorrência (foram 8.968 escolas participantes, totalizando 785.191 alunos).

No momento, aguardamos os resultados das provas da 2ª fase da Olimpíada Paulista de Física – (do ITA,em São Josédos Campos – SP). Confiando em Deus, ansiosos, acreditamos no potencial,  na criatividade e desempenho de nossos alunos.

                                                            Prof. David Orlando Silva

Assine nossa newsletter