Como é importante para formação de nossos alunos ouvir muitas, muitas histórias… Escutá-las é o início da possibilidade de se tornar um leitor competente, e ser leitor é ter um caminho aberto para a informação, conhecimento, descobertas, incríveis viagens pelo mundo da imaginação e fantasia. Sem contar as horas de prazer que poderão ser garantidas por um bom livro.
é por meio de diversos tipos de contos que nossos alunos conhecem outros lugares, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica. Estes São alguns dos motivos pelos quais valorizamos as Oficinas dehistórias, queestãosempre presentes no Infantil 3.
Além das históriascontadas diariamente em sala pela professora, temos agendado, mensalmente, na Biblioteca, com Rosângela, uma Oficina bem especial, quando o Espaço é adequado ao tema da história, sendo assim preparado para receber nossos alunos.
Fantoches, bonecas, bichos de pelúcia, fadas e bruxas ganham vida quando parecem saltar dos livros, durante as contação de história realizadas por Rosângela.
Os alunos expressam toda esta riqueza nas expressões faciais e gestos. até colaboram com sugestões sobre o que pode acontecer com os personagens e discutem os temas abordados na história.
Nossa primeira vista à biblioteca foi marcada, com a história “Heitor não sai debaixo do cobertor” dos autores Mymi Doinet e Nonau, da editora Larousse Júnior.
Mas, este trabalho não termina aí, depois fazemos registros da história que acabaram de conhecer, além de recontá-la para um texto coletivo que ficará exposto na sala ou representam o que ouviram por meio de dramatizações.
Profas Adriana e Ellen
Infantil 3