Obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.
Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente socioeconômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem, especialmente, em sua saúde e nutrição.
Muitos dos nossos alunos são os responsáveis pela própria alimentação e cabe, também, ao educador orientá-los sobre uma alimentação balanceada e saudável. Para tanto os alunos do 8º ano foram ao laboratório de Biologia para testar diversos alimentos e identificar os mais calóricos.
Sabendo que o iodo reage com o amido, um carboidrato muito energético, mudando sua cor de um laranja forte para um preto azulado, os alunos pingaram algumas gotas desse produto em alimentos como macarrão, pão, bolacha, arroz, banana, ovo, óleo, entre outros, concluindo que as massas são grandes fontes de amido e, portando, devem ser consumidos com moderação, dando prioridade para as frutas e verduras.
Mente sã em corpo são!
Lilian Luchesi De Thomaz, professora de Ciências