O rabanete da Rapunzel – Período Integral

Era uma vez uma princesa presa em uma torre. Era uma vez crianças que não gostavam de rabanetes. O que essas duas histórias teriam em comum? A primeira muitos conhecem, a princesa presa na torre é a Rapunzel, narrativa que permeia a imaginação das crianças, a moça de cabelos longos e belas tranças a espera de um príncipe que a salve. A segunda também conhecemos, a história que aterroriza os pais, crianças que não gostam de verduras e legumes antes mesmo de prová-los. Se você não conhece a história completa da Rapunzel, a bruxa ganha “direito” sobre a criança quando sua mãe, ainda grávida, fica com vontade de provar seus rabanetes, que estão na horta,  e seu pai os pega sem autorização.

Valendo-se do beneficio que as histórias trazem às crianças como instrumento de aprendizagem e a influência positiva na visão de mundo, real ou imaginário, aguçamos a curiosidade em relação àquele delicioso legume, tão irresistível, que a mãe de Rapunzel não pode deixar de comê-lo, mesmo arriscando sua própria filha.

O que será que tem de tão gostoso um rabanete? Qual é o sabor para torná-lo tão atraente?  Depois de conhecer a história, o legume, manipular e ter contato através do tato, da visão, do olfato, faltava apenas o paladar, sentido muito valorizado na descoberta de mundo das crianças.

Juntos, o Período Integral 1 e 2, descobriram a deliciosa salada de rabanetes, a qual puderam participar da preparação. Olhinhos curiosos, sentidos apurados e sorriso no rosto. Ainda nos deliciamos com mais uma história sobre rabanetes: O grande rabanete, de Tatiana Belinky.

Conceitos, sentidos, diversão, mais uma de nossas Histórias de Papel contribuindo para o desenvolvimento dos nossos alunos.

 

Suzana Borges e Ana Cristina Barone

Professoras do Período Integral 1 e 2