Entendemos que para formar um escritor competente, é preciso investir em uma proposta com base no diálogo, na liberdade para ler, escrever e interpretar o mundo e assim poder refletir sobre a realidade, criticá-la e transformá-la.
No trabalho específico com produção de Texto é fundamental evidenciar o uso da escrita em situações diversas. Assim, acreditamos que os alunos venham a ter condições reais de desenvolver seu potencial crítico-reflexivo, apropriando-se de novas formas de expresSão, com base na análise das características dos diferentes gêneros, de maneira adequada e criativa.
O primeiro gênero trabalhado no 3ºano foi a Carta Pessoal. Estimulamos a observação e análise em relação à estrutura, ao conteúdo e à forma do texto apresentado, levando-os a perceber a estética de uma carta pessoal.
Após registros, escritas de cartas e preenchimento de envelope, os alunos ficaram estimulados e interessados nesta forma de comunicação. A cada dia mostravam mais curiosidade, trazendo cartas que já receberam de avós, tios e até do time de futebol. Escreveram em casa, cartas para parentes distantes ou amigos.
Depois de toda esta aprendizagem, cada aluno escolheu um colega da sala para escrever uma carta respeitando todas as características do gênero e preencheram o envelope com os dados do remetente e do destinatário.
A leitura em classe do livro “Carta errante” de Mirna Pinsk da FTD, Reforçou a importância do preenchimento correto do envelope.
Uma parte importante deste trabalho foi a visita à agência do correio ACF Vergueiro, onde conheceram o sistema de distribuição de correspondência, os serviços prestados pelas agências dos correios e postaram suas próprias cartas.
Muita emoção ao receber as cartas dos colegas que representaram um incentivo para continuar escrevendo. Confiram as fotos desta visita!
Juliana Nobile, Rosely Rizzi e Vanessa Squassoni
Professoras do 3ºano do Ensino Fundamental