O olhar do 6º ano sobre a Pré-história

 

Ao longo de 2017, os alunos do 6º ano estudaram vários aspectos do cotidiano pré-histórico. Tal período é uma fase da História da Humanidade muito longa. Considerando o surgimento do homem até os dias de hoje, 95% dessa trajetória é composta por aquilo que chamamos de pré-história. Inclusive nesse momento está uma das transformações mais significativas desenvolvidas pela inteligência humana – a Revolução Neolítica – evento marcado pela prática da agricultura e domesticação dos animais, que trouxe uma série de mudanças nas nossas vidas, como o sedentarismo, a economia produtora, o nascimento do comércio e de cidades.

Nas aulas de História e Geografia o livro Pré-história, passo a passo foi lido e discutido para que os alunos conhecessem informações sobre a época e refletimos sobre como deveria ser viver naquele momento.  Após essa etapa, a turma foi dividida em grupos para a realização de pesquisas que geraram a elaboração de textos coletivos em aula, além da apresentação de notícias recentes, sobre descobertas que se referem à pré-história.

As pesquisas e discussões foram enriquecidas nas aulas de Arte, momento em que puderam conhecer mais de perto manifestações daquela época e expressar seus talentos. Analisaram a Vênus de Willendorf, que tem cerca de 25.000 anos, para realizarem a releitura da obra em argila…

Também apreciaram exemplos de pinturas rupestres, que os inspiraram para criarem os próprios desenhos e construírem um painel gigante, com motivos rupestres. Placas de gesso também serviram de suporte para que a imaginação e criatividade fluíssem…

Nas aulas de Ciências e Geografia a turma conheceu mais profundamente a composição e transformação do nosso planeta Terra e puderam representar sua estrutura, por meio da elaboração das camadas da Terra em isopor, massinha e tinta. Além disso, as crianças fizeram mapas que mostravam as placas tectônicas e também reproduziram os fósseis usando argila, folhas e galhos secos, pistas que são fundamentais para o conhecimento desse período.

Fabíola, Maria Rita e Mônica Overbeck, professoras Ciências, Geografia, História e Arte