O jogo como ferramenta de aprendizagem – Período Integral 4

O jogo possibilita diferentes maneiras para o aprendizado e aprender brincando é melhor ainda.

A partir da exploração do livro “Hábitos Incríveis”, que apresenta muitas adivinhas, pegadinhas, histórias, os alunos do Período Integral 4 (PI4) decidiram incrementar o projeto “Hábitos Saudáveis” com a criação de um jogo. Construíram o jogo de tabuleiro “ Alimentos em Ação” , cujo o nome foi escolhido e votado em conjunto.

Primeiro passo: a pesquisa. Fomos direto à sala de brinquedos, onde pudemos encontrar diversos jogos de tabuleiro, e a partir dessa observação obter ideias para nosso. Descobrimos neste dia de pesquisa que precisaríamos erguer as mangas, pois os jogos possuem regras, tabuleiro, cartas, dados, ampulhetas, roletas, peças etc.. Então com essas informações em mãos começamos a pensar como seria o “nosso” jogo.

alimentos em ação (04)

Após a colocação das ideias no papel, demos continuidade criando as cartilhas (manuais). Cada aluno fez charadas, mímicas e desenhos para criação das cartas. Assim, com o tempo, o tabuleiro foi criando forma, as regras foram sendo redigidas, e as ideias não pararam de chegar. A todo o momento os alunos tinham mais e mais ideias geniais, as quais enriqueciam o nosso jogo.

Nessa brincadeira, do planejamento até o produto final, aprendemos muito. Pesquisamos, debatemos as ideias e opiniões, decidimos, criamos, e jogamos muito. A cada jogada aumentávamos nossa cultura lúdica, conhecimentos acerca dos Hábitos Incríveis e relações sociais.
Foi uma experiência que durou algumas semanas e que a cada avanço ficávamos mais empolgados para logo poder jogar e aprender mais. Conseguimos juntar aprendizado e diversão em uma mesma atividade.

Cristiane Dorigon
Professora do PI 4