“Sou livre para o silêncio das formas e das cores.”
Manoel de Barros
Você já parou para observar um jardim? Apreciar a beleza das flores, o lindo contraste entre seu colorido e o verde da grama. De repente seu olhar se perde em uma abelha colhendo o pólen de uma dessas flores até que uma joaninha pousa distraída em sua mão, imediatamente você a coloca em uma folha e começa a perceber que aquele pequeno jardim está cheio de vida!
Estes minúsculos seres estão presentes na maioria dos espaços que ocupamos, e ao parar para observá-los, suas variadas cores e formas causaram grande fascinação nos alunos do 1º ano. Esse colorido mundo dos insetos foi fonte de grande inspiração para as aulas de arte deste 3º trimestre, em que os alunos criaram divertidas silhuetas para os insetos, explorando diversas texturas, tintas e materiais. Ainda descobriram que, como eles, muitos artistas foram inspirados por esses pequenos seres fazendo deles o tema central de suas obras:
Um exemplo interessante é a artista plástica Adrienne Antonson que cria insetos feitos apenas com cabelo e cola, apresentando detalhes impressionantes.
Outro surpreendente é o artista Steven Kutcher que usa diversos insetos como pincéis, o resultado de suas obras é fascinante e encantou a todos.
As borboletas, tão famosas por sua beleza, aparecem nas fotos de Kyriacou e nos quadros de Romero Brito, mas besouros, moscas, formigas e baratas não foram esquecidas sendo retratadas na obra “A lei do mais forte” de Rodrigo Ferrário.
A partir destas obras os alunos foram convidados a fazer suas releituras com muita criatividade, usando barbante, cola, tintas, carvão vegetal, palitos de sorvete e o que a imaginação permitir.
Além de favorecer a criatividade, este trabalho contribuiu para uma ampliação do olhar perante esse ecossistema recheado de beleza que merece ser apreciado, respeitado e cuidado.
Daniela, Elen e Kamila
Tutoras do 1º ano