A valorização do universo de conhecimentos que cada aluno traz, o respeito aos seus interesses e a oportunidade da tentativa de novas experiências São fundamentai para o aprendizado.
Imaginem a crianças do Bicho-da-Seda dentro da sala de aula! Este projeto que possibilitou testemunhar as transformações deste inseto foi um grande acontecimento para os alunos do 1ºano. Realizaram leituras de textos informativos e histórias, observaram o ciclo de vida, coletaram dados, elaboraram gráficos, textos coletivos, discutiram fatos e informações.
Na biblioteca do Colégio, obtivemos informações provocativas! O bicho-da-seda foi descoberto pelo príncipe chinês Hoang-Ti por volta de 2.640 A.C. Um de seus servos observou de perto o trabalho de um bichinho muito habilidoso, que vivia de folhas e formava um casulo em seu imenso jardim.
Com um terrário na sala de aula, recebemos os ovos do bicho-da-seda. Iniciava um ciclo com descobertas emocionantes! Logo os ovos eclodiram e então pudemos conhecer as minúsculas lagartas.
As larvas alimentam-se com folhas de amora. A comunidade agostiniana (professores, pais e alunos) trazia folhas frescas de seus sítios e outros descobriram que, algumas amoreiras, São cultivadas na Praça do Colégio.
Durante aproximadamente 42 dias, as lagartas comeram quantidades de folhas chegando a medir 7 cm de comprimento, pesando dez mil vezes mais na época da ecloSão.
Os está;gios São: ovo, lagarta, pupa, mariposa e acasalamento.
O bicho-de-seda fia a seda ao redor do seu corpo desenvolvendo movimentos geométricos, até que todo o seu líquido seja usado. Após três dias de fiação o casulo fica completo.
A lagarta converte-se em pupa, transforma-se em mariposa em aproximadamente 10 a 12 dias quando ocorre o acasalamento, expulSão dos novos ovos e morte das mariposas, iniciando novamente seu ciclo de vida.
No momento, muitos casulos foram formados. Estamos ansiosos para acompanhar o nascimento das mariposas!
Andrea Vassallo eMônica Abdou
Tutoras do 1ºano