Nesse trimestre, as turmas da 1ª série fizeram algo diferente na disciplina do Laboratório de Química.
Na cozinha experimental, os alunos foram divididos em dois grupos; um grupo faria o bolo de chocolate, enquanto o outro faria o bolo de laranja. Antes de começarmos a separar os ingredientes e preparar a fôrma, o professor de Química, Mário Cantarin, apresentou a Chef Jássica, ex-aluna e ex-monitora de laboratório do Colégio Santo Agostinho, que iria nos acompanhar durante a preparação dos bolos.
Depois das apresentações e introdução à aula, os alunos de cada grupo começaram a separar os ingredientes e seguir, passo a passo, a receita do bolo, sempre perguntando à chef quando existia alguma dúvida.
Misturada a massa e colocada no forno, todos voltaram a atenção para a lousa móvel e ouviram a explicação da chef, mas sem deixar de participar e comentar as funções de cada ingrediente na composição do bolo. É claro que o aspecto químico da aula foi enfatizado nessa parte pelo professor, relacionando-o com a matéria que estávamos tendo em sala de aula (ligações químicas, geometria molecular, polaridade de ligações e de moléculas).
Acredito que aulas diferenciadas como essa, podem ser muito produtivas e agradáveis. Ter a experiência de fazer um bolo pela primeira vez não precisa acontecer somente em casa. O mais interessante foi observar alguns aspectos químicos envolvidos no processo, relacionados com o conteúdo dado em aulas e no laboratório tradicional; coloco desta forma, pois a cozinha pode muito bem ser considerada um laboratório, onde são feitos diversos tipos de substâncias para o nosso paladar.
Felipe Muniz Rosa Faria – 1ª Série A
O experimento realizado fez com que percebêssemos que a química está muito presente no nosso cotidiano, mais do que imaginamos. Observamos isso em uma simples receita de bolo. A preparação tem inúmeros conceitos químicos, onde podemos destacar a proporção, a ordem na qual os ingredientes são adicionados, o processo de formação da massa, sua cocção e transformação pela energia térmica, um conceito físico. Um dos ingredientes mais importantes do bolo é o fermento. Ele é o responsável pelo crescimento do bolo. O calor ajuda a crescer e com isso a massa vai querer se expandir, então usamos o líquido, que esquenta e começa a evaporar, com isso ele vai querer sair e o fermento estará lá pressionando tornando o bolo “fofinho”.
Ter realizado este experimento foi muito envolvente, muito interessante saber o porque da utilização de cada ingrediente e o porquê de cada etapa. Uma experiência muito proveitosa, além de deliciosa.
Lais Paiva Alencar – 1ª série A