fbpx

Natureza também é uma ferramenta pedagógica – Período Integral 1 e 2

A criança tem uma relação muito íntima com a natureza desde sempre. Devemos valorizar essa relação e reforçar esse encontro. Quando estamos em contato com os elementos da natureza, entramos em sintonia com o nosso lado mais criativo, pois o contato com o material natural apresenta a oportunidade da criança construir, criar novas experiências, provocando um equilíbrio interno e impactando positivamente no desenvolvimento integral. O corpo é totalmente sensorial e o toque com a terra nutri o senso exploratório trazendo experiências significativas para a criança, acordando todo o corpo para essa sensibilidade.

Encontramos uma boa oportunidade de abordar essas questões com a chegada do Outono, estação que nos presenteia com belas paisagens e folhagens pelo chão. Recolhemos as folhinhas e realizamos lindos trabalhos com elas, explorando a criatividade da expressão artística de cada um, pois a natureza também é uma ferramenta pedagógica. Cada criança teve a sua experiência que no contato com a terra, o cheiro, o tato, ajudaram a desenvolver a habilidade de ler a paisagem e nutrir a alma imaginativa.

Nos despedimos do verão com brincadeiras, água e poesia. Saudamos o outono com o contato com a terra e as folhas. É o corpo da criança em movimento unindo a natureza, o imaginário e o brincar.

 

Suellen e Suzana

Professoras do Período Integral

Assine nossa newsletter