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Música e Psicomotricidade se complementam no desenvolvimento infantil

“ Na pequena infância, o ato mental se desenvolve no ato motor, ou seja, a criança pensa quando está realizando a ação e isso faz com que o movimento do corpo ganhe um papel de destaque nas fases iniciais do desenvolvimento infantil”.
Henry Wallon

Dentre as diversas atividades propostas nas aulas de educação musical, o reconhecimento das partes da música é trabalhado auditivamente, seja ouvindo ou cantando e por meio de dinâmicas psicomotoras.

A vivência corporal torna o processo de musicalização dinâmico e significativo.
A música não é tratada como um elemento exterior, mas é sentida, vivenciada e executada.
Melodia, ritmo e bases psicomotoras são trabalhados concomitantemente e tanto o desenvolvimento das bases como o entendimento musical se consolidam aos poucos como podemos verificar no filme do Infantil 2.

Num estágio posterior os alunos reconhecem as partes que devem ser executadas. Entram cada vez mais acertadamente nos momentos rítmicos corretos, respeitando a vez de cada grupo.
O desenvolvimento psicomotor está mais amadurecido, porém, sendo um processo, manipulam, aos poucos, os instrumentos de maneira mais adequada.
Atenção e tônus são trabalhados tranquilamente para, cada vez mais em alerta, regular as entradas e paradas e para o controle da intensidade do toque.
Podemos conferir este estágio do trabalho no filme do Infantil 3.

Elisa Varro
Prof.ª de Educação Musical

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