A Pastoral do CSA este ano propõe um modelo diferente para realizar as Minitravessias. Tal mudança visa, entre outras coisas, responder melhor às atividades desenvolvidas pela pastoral de um Colégio Católico. O amadurecimento desta ideia pressupôs tempo e planejamento.
Entre os objetivos da Minitravessia está proporcionar a convivência entre alunos e professores fora da sala de aula, um momento de lazer e formação humana. Não abriremos mão desses objetivos, mas agregaremos mais valor a este momento.
Nos últimos anos os alunos do Ensino Médio visitaram as Obras Sociais da Zona Leste mantidas pelos Agostinianos. Estas ocasiões proporcionaram ricas experiências, cujos frutos podemos assim descrever: efetiva abertura para o outro, acolhimento da diversidade, crescimento afetivo, ampliação do olhar crítico em relação a uma realidade esquecida de pobreza de nosso país.
A organização da visita só nos permitia realizar a atividade uma vez ao ano e segundo uma faixa etária específica, o que impossibilitava a participação de um número maior de alunos.
O que propomos, agora, é juntar todas estas dimensões: o lazer com a reflexão, o lúdico com o afetivo e amizade com a solidariedade. Levando em conta tudo isto, propomos à comunidade do CSA que as Minitravessias sejam feitas com a ida de nossos alunos às Obras Socais Agostinianas da Zona Leste.
Frei Caio