A exploração de receitas culinárias com objetivos de ensino e de aprendizagem possibilita a integração de diversas áreas do conhecimento, além do desenvolvimento de habilidades de pensamento, tais como: levantamento de hipóteses, análise, reflexão e classificação. Favorece também a introdução de conceitos matemáticos de grandezas, medidas e comparação de quantidades. A cozinha pode se transformar num laboratório de experiências que estimulam a compreensão de fenômenos físicos e químicos.
Foi isso que aconteceu com as turmas do Infantil 1 que frequentaram a cozinha experimental duas vezes por semana. A cada encontro uma nova receita, um novo ingrediente, um novo conceito e muita degustação. Os pais também puderam participar pois os alunos levavam para casa uma pequena mostra do que faziam nos dias de culinária.
Para finalizar, as famílias foram convidadas a realizarem, junto com os filhos, uma das receitas do projeto (bolinho de goiabada). Além da receita e da degustação, tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo com momentos “mestre cuca” dos filhos.
Foi uma experiência incrível!!!
Clique aqui para conferir e curtir as receitas, testadas e aprovadas!!!
Katia Carraro e Ligia Lucarelli
Tutoras do Infantil 1