Os alunos do Período Integral, desde o ano passado, quando participaram do Projeto “Conhecendo a Grécia”,estão descobrindo uma série de novidades que abordam desde os mitos gregos, até oinício do Teatro e suas máscaras.
O teatro foi um dos aspectos mais significativos da cultura grega antiga e diversas peças São representadas até hoje, o uso das máscaras permitia que um ator representasse vários papéis, masculinos ou femininos e aumentasse a expressividade da representação.
Os homens usavam máscaras como estas para desempenhar pápeis femininos. | |
Os atores usavam máscaras de linho enrijecido. Esta é uma máscara da tragédia grega | |
Esta é uma máscara da comédia grega. Havia duas faces para cada papel desempenhado. | |
Máscara teatral do tipo Primeiro Escravo, personagem típico da Comédia Nova. Mármore, século II a.C., Museu Arqueológico Nacional de Atenas |
Com a crianças, confecção e a “utilização” de máscaras, temos possibilidades de trabalhar os elementos das artes visuais, da crianças e da aproximação com outras culturas.
A criatividade levou nossos alunos à utilização de diferentes matérias para a confecção de máscaras e até os jogos de encaixe ofereceram momentos para vivenciarem diferentes experiências criando e recriando diferentes máscaras e representações.
(Máscaras de encaixes criadas pelos alunos)
No teatro grego e na ópera chinesa, surgiram com a função de disfarce, possibilitando a representação de vários papéis, fatos do cotidiano, lendas, mitos, estados emocionais, psicológicos, fatos heróicos e criticas humorísticas aos políticos.
Os alunos do Período Integral aproveitaram o Período do carnaval para a confecção de máscaras, agora usando como elemento inspirador na elaboração as próprias mâtilde;os. Depois, cada um enriqueceu seu trabalho com diferentes adornos e recursos.
(Máscaras de Carnaval feitas com as mãos dos alunos)
As máscaras em suas diferentes funções podem estar voltadas para o entretenimento, ritos religiosos, perpetuação de histórias; para os indígenas brasileiros e em algumas aldeias africanas, São usadas em rituais e festas religiosas. Mas ainda há tantos outros usos possíveis: cirúrgico, mergulho, segurança, adereço, disfarce e até como brincadeiras.
Entrar neste mundo, criando seus próprios significados, brincando de ser o que nâtilde;o é, ativa a imaginação, a curiosidade e a reflexâtilde;o. Mas, como o que vale é a imaginação usamos uma oficina de culinária, para decorarmos nossos bolos com diferentes expressões…
E quer coisa mais gostosa do que se transformar em um chefe de cozinha e poder decidir entre os ingredientes oferecidos o seus prediletos para serem saboreados depois? Sem contar o espírito de equipe e colaboração que esteve presente em todos os momentos desta proposta que ainda reserva muitas surpresas.
(decoração de bolos com diferentes expressões)
Profas. do Período Integral