Máscaras: criando e recriando – Período Integral

Os alunos do Período Integral, desde o ano passado, quando participaram do Projeto “Conhecendo a Grécia”,estão descobrindo uma série de novidades que abordam desde os mitos gregos, até oinício do Teatro e suas máscaras.

O teatro foi um dos aspectos mais significativos da cultura grega antiga e diversas peças São representadas até hoje, o uso das máscaras permitia que um ator representasse vários papéis, masculinos ou femininos e aumentasse a expressividade da representação.

Os homens usavam máscaras como estas para desempenhar pápeis femininos.
Os atores usavam máscaras de linho enrijecido. Esta é uma máscara da tragédia grega
Esta é uma máscara da comédia grega. Havia duas faces para cada papel desempenhado.
Máscara teatral do tipo Primeiro Escravo, personagem típico da Comédia Nova. Mármore, século II a.C., Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Com a crianças, confecção e a “utilização” de máscaras, temos possibilidades de trabalhar os elementos das artes visuais, da crianças e da aproximação com outras culturas.

A criatividade levou nossos alunos à utilização de diferentes matérias para a confecção de máscaras e até os jogos de encaixe ofereceram momentos para vivenciarem diferentes experiências criando e recriando diferentes máscaras e representações.
(Máscaras de encaixes criadas pelos alunos)

No teatro grego e na ópera chinesa, surgiram com a função de disfarce, possibilitando a representação de vários papéis, fatos do cotidiano, lendas, mitos, estados emocionais, psicológicos, fatos heróicos e criticas humorísticas aos políticos.

Os alunos do Período Integral aproveitaram o Período do carnaval para a confecção de máscaras, agora usando como elemento inspirador na elaboração as próprias mâtilde;os. Depois, cada um enriqueceu seu trabalho com diferentes adornos e recursos.
(Máscaras de Carnaval feitas com as mãos dos alunos)

As máscaras em suas diferentes funções podem estar voltadas para o entretenimento, ritos religiosos, perpetuação de histórias; para os indígenas brasileiros e em algumas aldeias africanas, São usadas em rituais e festas religiosas. Mas ainda há tantos outros usos possíveis: cirúrgico, mergulho, segurança, adereço, disfarce e até como brincadeiras.

Entrar neste mundo, criando seus próprios significados, brincando de ser o que nâtilde;o é, ativa a imaginação, a curiosidade e a reflexâtilde;o. Mas, como o que vale é a imaginação usamos uma oficina de culinária, para decorarmos nossos bolos com diferentes expressões…

E quer coisa mais gostosa do que se transformar em um chefe de cozinha e poder decidir entre os ingredientes oferecidos o seus prediletos para serem saboreados depois? Sem contar o espírito de equipe e colaboração que esteve presente em todos os momentos desta proposta que ainda reserva muitas surpresas.
(decoração de bolos com diferentes expressões)

Profas.  do Período Integral