Jogo Come – Come Digital na aula de Geografia – 9º ano

Os recursos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano e aplicam melhoras à educação. Além de serem apreciados pelos alunos num ambiente como a sala de aula, facilitam os estudos e beneficiam a aprendizagem.
Temos como exemplo o material digital da editora Leya (nas aulas de Geografia), que apresenta muitos recursos, como as apresentações de matéria, tabelas, infográficos, jogos que necessitam de certo conhecimento da matéria, o próprio livro (no formato digital), esquemas a serem completados, etc.

Um dos jogos, por exemplo, é o Come-Come Digital, que consiste em:
-Caminhar em direção aos ícones de suas respectivas perguntas;
-Refletir sobre tais perguntas de múltipla escolha;
-Associar a cor do “fantasminha” com a cor da resposta correta;
-Caminhar em direção ao “fantasminha” e assim acertar a questão para marcar pontos.

A vantagem dos jogos é que, sem fugir da matéria que está sendo apresentada, os alunos podem aprender, revisar, estudar os conceitos de forma descontraída e para eles isso é muito positivo, pois, como já estão acostumados com a tecnologia, se sentem mais familiarizados e a sala de aula fica com um clima diferente.
Todos esses fatores e vantagens nos levam à conclusão de que é sempre bom aliar a tecnologia com os conteúdos das disciplinas, aproximando o dia a dia da escola com as ferramentas que os alunos conhecem e usam, em sua maioria, apenas como entretenimento.

Isabela Taú Valente Silva, aluna do 9º ano A – Ensino Fundamental