Atualmente sob os cuidados do Itaú Cultural, o acervo da Coleção Brasiliana possui mais de 12 mil itens e é considerado o maior de uma companhia privada da América Latina. As peças expostas nesse Espaço possibilitam o acesso ao conhecimento dos últimos cinco séculos de História do Brasil, a partir da chegada e colonização dos portugueses.
Por meio dos raros registros de artes, estudos científicos e coleção de numismática, os alunos do 7º ano vivenciaram a experiência enriquecedora de transcorrerem vários episódios que compuseram a formação da sociedade brasileira. Sem contar com as representações cartográficas que, desde o século XV, mostram nos como os europeus pensavam os limites entre as terras e os mares. Percebemos com clareza que com as Grandes Navegações dos séculos XV ao XVII ampliou-se consideravelmente o domínio dos contornos territoriais do mundo.
Nossos alunos foram convidados a mobilizar/exercitar uma série de procedimentos e atitudes condizentes com a realização da visita: puseram em prática o foco nas explicações dos monitores e na observação das imagens e objetos, planejaram e executaram seus registros escritos e visuais e operacionalizaram as informações obtidas para elaboração de seus relatórios finais. Além disso, foi oportuno o trabalho de conscientização acerca das atitudes adequadas para um espaço museológico, aprofundando o sentido e a prática da cidadania.
Fabíola Albuquerque, Fátima Blasi, Maria Rita Vieira e Mônica Overbeck
professoras de Ciências, Geografia, História e Arte