Este é o tema do projeto em desenvolvimento neste trimestre pelos alunos do 1º ano, e quantas curiosidades ele envolve…
No dia 2 de outubro, durante a visita ao Museu do Instituto Biológico onde há a exposição PLANETA INSETO, os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto alguns insetos e descobrir as respostas para muitas perguntas que surgiram em nossas rodas de conversa.
Para percorrer a exposição fomos acompanhados e acolhidos gentilmente pelos monitores que explicaram diversos aspectos sobre os insetos, sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.
Em alguns momentos, os alunos que desejaram puderam inclusive tocar alguns insetos como: a barata de Madagascar, o bicho-pau, a larva de um besouro-rinoceronte e a lagarta do bicho-da-seda. Foi uma experiência única!
Os alunos aprenderam como funcionam os formigueiros por dentro da terra, as características das joaninhas e como elas podem ajudar nas plantações, as diferenças entre as baratas de esgoto e as baratas silvestres. Observaram os diversos tipos de besouros, grilos e borboletas, o ciclo do bicho-da-seda e a barata de Madagascar. Ouviram explicações sobre porque o bicho-pau se parece com um galho, porque um inseto é chamado de ninfa e para descontrair, apostaram em uma excêntrica corrida de baratas! Isso mesmo tinha até um baratódromo!
Divirta-se conferindo as fotos sobre essas descobertas!
Cristiane Kawabata, Daniela Grillo e Mônica Abdou
Tutoras do 1º ano