A adaptação escolar deve ser compreendida como uma etapa natural de construção de vínculos entre a escola, o aluno e a família.
A adaptação da criança no início da escolaridade é um processo pelo qual todas passam. Algumas encontraram dificuldades no momento em que deixaram fisicamente seus pais. Outras, porém, com aparente naturalidade despedem-se deles, mas sempre com a expectativa do que irão encontrar. Expectativa esta que pode ser ou não correspondida.
Sabemos também que é necessário um Período para que esta criança aprenda a conviver com esta nova situação: organização do tempo, Espaço e a socialização. Atender a todas estas demandas é uma proposta que faz parte da adaptação dos alunos do Colégio Santo Agostinho. Assim, desejamos que se sintam acolhidos e seguros no ambiente escolar.
O professor aparece então como mediador principal nesta fase.
Um trabalho planejado e sistemático com o grupo está presente em todos os momentos, desde as atividades ao ar livre, o lanche em sala de aula, a culinária, ouvir históriase os jogos de socializaçãoquando, gradativamente, a rotina é incorporada e cresce a familiaridade com os colegas e adultos..
Recorremos inclusive ao Faz-de-conta,tào importante nesta faixa etária, que trouxe para a nossa turma uma amiga muito especial: A Boneca TECA!
Teca ajudou muito a adaptação e socializaçãode nosso grupo, pois juntos trabalhamos na confecção da boneca, escolhemos seu nome e ela nos acompanhou em todas as atividades.
Você quer conhecer a Teca?
Profº Ligia
Infantil 1