As crianças aprendem muito do que sabem acerca do mundo e da vida espontaneamente, mas é sem dúvida na escola, e por meio dos livros, que aprendem de forma mais organizada a sistematizar as informações transformando-as em conhecimentos, a pensar, a problematizar o mundo, a encontrar resposta para os problemas que enfrentam, a respeitar as diferenças.
O contato com o livro enriquece culturalmente o aluno e aprimora a competência linguística oral e a aprendizagem do código escrito da sua própria língua. Ler é fonte de saber, cultura e aperfeiçoamento linguístico.
Nossa proposta é incentivar o processo de letramento fazendo com que a leitura venha a se tornar um hábito. Em decorrência desses objetivos, realizamos dia 28 de fevereiro a inauguração “solene” da biblioteca de classe.
Os livros escolhidos tem o potencial de ampliar o universo leitor contemplando diferentes gêneros e por meio da mediação do professor os alunos atribuem significado às diferentes práticas de leitura, desenvolvem hábitos e preferências quanto a autores e gêneros, criam laços afetivos com livros e histórias e vão começando a ver a si mesmos como “leitores”.
Aos poucos percebem que ler e escrever são procedimentos importantíssimos!
Assim, estimulamos o empréstimo de livros da biblioteca, tanto do Colégio como da sala, o que é essencial para multiplicar as oportunidades de leitura possíveis para cada um dos alunos, pois, além das situações de leitura propostas na escola, um novo espaço se abre: ler livros de sua própria escolha em casa, compartilhando essa leitura com a família, exercitando a responsabilidade e autonomia.
Para a inauguração da biblioteca de classe, cujo acervo é formado com a colaboração das famílias e tutoras, cada turma escolheu um nome:
“Biblioteca para ler e sonhar” (1º ano A)
“Biblioteca mundo da fantasia” (1º ano B)
“Biblioteca da Imaginação” (1º ano C)
Confiram as fotos deste evento!
Cristiane Kawabata, Daniela Grillo e Mônica Abdou
Tutoras do 1º ano