Muitos artigos e reportagens enfatizam a importância de uma rotina bem estruturada para crianças e adolescentes. A organização e disciplina são fundamentais para que os jovens aprendam desde cedo a administrar o tempo em suas atividades diárias, garantindo assim o lazer e o estudo.
O Período Integral preocupa-se em oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento cognitivo e emocional adequado de nossos alunos. Eles recebem estímulos para que desenvolvam habilidades e competências que os auxiliem na estruturação de suas tarefas diárias como por exemplo: marcar a entrega da agenda no livro de controle da sala e utilizá-la como ferramenta de organização, realizando marcações nas lições já concluídas e anotações com “lembretes” sempre que necessário, e revisar a relação das lições que são registradas diariamente na lousa.
O ambiente físico também é fundamental neste processo: há uma preocupação em mantê-lo sempre limpo e organizado. As lições da semana são registradas diariamente na lousa com as respectivas datas de entrega para que todos consigam estabelecer uma escala de prioridade na execução delas.
Na semana de avaliação, as turmas são separadas por ano, o conteúdo é trabalhado oralmente e sistematizado por meio de registro escrito. O envolvimento da família é fundamental para um bom desenvolvimento escolar e ressaltamos com elas a relevância de, sempre que possível, os alunos dediquem um tempo aos estudos também em casa, revisando os conteúdos já trabalhados.
Em um processo contínuo de aprimoramento, continuaremos buscando sempre novos recursos em parceria com os familiares para que possamos continuar com a nossa missão de educar pessoas com amor e excelência, em consonância com o carisma agostiniano, para prosseguirem no desenvolvimento da autonomia moral, intelectual e espiritual, na realização do seu projeto de vida e na construção de uma sociedade mais justa.
Cristiane Dorigon e Milena Rodrigues
Professoras do Período Integral