Sabendo da importância da prática de leitura em sala de aula realizamos com os alunos a “Hora do Conto” e dramatizações do livro “Anjos do Pedaço”. Foram atividades variadas que favorecem a compreensão dos textos e a fluência leitora.
O trabalho com fluência na escola é favorecido em grande parte com a leitura em voz alta, pois permite ao aluno preparar-se para ler, ensaiar, compreender para comunicar e expressar a outros um sentido. Ler para outras pessoas requer habilidade, concentração e expressividade, ou seja, envolve entonação, ritmo e ênfase.
Para estas atividades os alunos puderam selecionar um conto, organizaram-se em grupos dividindo os trechos, alguns por personagens. Também foram oportunizados momentos para ler, reler e ensaiar a apresentação.
Foi gratificante observá-los ao preparar a leitura: partilhavam entusiasmados os procedimentos ao definir o que cada um iria ler na apresentação, grifavam ou marcavam os trechos que seriam lidos e destacavam a última parte, para saber de onde deveriam partir e ainda buscavam dar mais ênfase a determinados trechos!
No dia das apresentações era comum observar entre eles a retomada dos critérios necessários, inclusive alguns trouxeram fantasias relacionadas aos Contos de Encantamento. Outra atividade foi a leitura e dramatização de trechos do livro “Anjos do Pedaço” do Projeto de Tutoria.
Confiram as imagens deste intenso trabalho!
Cristiane Dorigon, Mônica Abdou e Simone Pezzo
Tutoras do 2º ano