A criação do próprio brinquedo é uma situação propícia para que sejam mobilizados recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança.
Não é apenas uma possibilidade de reutilizar materiais que seriam normalmente destinados ao lixo; é, acima de tudo um modo da criança exercitar sua imaginação, estabelecer hipóteses e buscar suas próprias soluções. Propiciar momentos em que tenham que ser agentes os leva a ampliar seus horizontes e faz com que ressignifiquem objetos e o mundo ao seu redor.
A criança que constrói seus brinquedos brinca desde o início da elaboração do mesmo. Momentos como o que nossos alunos tiveram foram oportunidades para serem flexíveis, ousados, criativos, imaginativos e companheiros.
Foi, ainda, uma oportunidade de intercâmbio de ideias, pois os alunos do Infantil 4 desenvolveram um projeto sobre o mesmo assunto e também construíram casas com sucata. Os alunos do 3º. ano A receberam a visita do 1º.ano A.
Confiram as imagens e o filme no qual os alunos apresentam suas produções.
Ariadne Nascimento
Profª de Língua Inglesa