Ajudar os alunos a adquirir uma leitura fluente permite que eles, entre outras coisas, leiam com mais rapidez, compreendam o texto com mais clareza, entendam as palavras e expressões utilizadas e construam os sentidos sobre a leitura.
As habilidades de uma pessoa na leitura, como a compreensão e velocidade, são diretamente relacionadas aos seus hábitos de leitura, por este motivo temos valorizado as práticas de leitura em sala de aula.
Neste trimestre, a atividade da “Hora do Conto” foi muito mais que um evento para os alunos e suas tutoras, pois favoreceu a ampliação do repertório com interpretação das obras dos Contos de Encantamento de autores famosos e títulos dos mais diversos: “João Bobo”, “A mulher do pescador”, “O rouxinol do Imperador”, “O Patinho Feio”, “Chapeuzinho Vermelho”, atingindo nosso objetivo de desenvolver a leitura, a fluência e a compreensão dos textos.
Houve um grande envolvimento dos alunos em cada parte deste trabalho, prepararam-se com antecedência, dividiram as falas (alguns por personagens), ensaiaram e precisaram exercitar a concentração.
Ao exercitarem a leitura dos Contos escolhidos pelos grupos, a fluência leitora foi favorecida com a leitura em voz alta, ainda expressaram-se com ritmo e entonação, sem esquecer da postura para a apresentação.
Alguns ainda marcavam em seus trechos as palavras que seriam lidas com destaque e ênfase ou mesmo aquelas em que iriam pausar a leitura para levar os olhos ao público.
O 2º ano A, depois de tantos ensaios, optaram por fazer uma leitura dramatizada e os contos escolhidos foram: “As fadas”, “A princesa e o grão de ervilha” e “ Os três moços”. As roupas também foram cuidadosamente escolhidas por eles para este dia, afinal estariam sendo os protagonistas destas histórias.
Vale conferir a riqueza deste trabalho onde os alunos do 2º ano se revelaram ótimos atores e contadores de histórias!
Elen Uezo, Mônica Abdou, Luciana Santos e Daniela Grillo
Tutoras do 2º ano