Não é fácil definir arte. Há uma tendência de chamarmos de artístico aquilo que nos é agradável, conhecido, próximo ou que nos faça sentido.
Como conseguir educação em arte que envolva o aluno a partir dos conceitos mais simples até a compreensão do fenômeno artístico como um ato inerente a todos os seres humanos?
Como fazê-lo compreender que o objeto artístico não surge de iluminação divina ou é resultado de algum “dom” ou capacidade especial que o artista possui, mais sim, fruto de longas horas de trabalho, pesquisas, análises, experimentações, planejamento, execução, reflexão, etc.?
O fazer artístico torna-se fundamental pois é a experimentação que nos leva a vivenciar a arte e assim, mais do que defini-la, senti-la!
O Grupo Teen com o espetáculo Coisas de Molière experimentou o fazer artístico dando vida aos personagens do comediógrafo que mais do que ninguém, analisou e alma humana e desta forma mais humano cada um dos envolvidos no processo se tornou.
Lilian Luchesi
Professora de teatro