O trabalho com gráficos nas séries iniciais possibilita ao estudo da matemática atender as questões do cotidiano, a demanda em abordar elementos da estatística e compreender as informações veiculadas pelos meios de comunicação.
No período integral 3, usamos os gráficos para apontar quais os alimentos que a turma mais gostava. A cada apresentação de um alimento diferente durante o almoço, era proposto um novo gráfico.
No início foi proposta a observação dos gráficos e a discussão sobre os mesmos. O que é um gráfico? Você já viu isto em algum lugar? Para que isto serve?
Descobriu-se que o gráfico é um jeito de contar alguma coisa, usando barras, colunas ou “pizzas” e números.
Com o primeiro gráfico, outras descobertas foram feitas, como por exemplo: as legendas e o título do gráfico. O título é sempre elaborado e escolhido por meio de eleição entre eles. No começo, os títulos não representavam muito o assunto do gráfico, com o tempo eles foram percebendo que o título tem que “combinar” com o gráfico.
Todo alimento poderia ser classificado entre: “GOSTEI”, “MAIS OU MENOS” e “NÃO GOSTEI”.
Foram muitos os gráficos realizados durante o semestre e também muitas descobertas, pois além de fazê-los era necessário ler os gráficos; isto significa que, eles precisam encontrar as informações nos resultados.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais(1)
“Estar alfabetizado, neste final de século, supõe saber ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada e construir representações, para formular e resolver problemas que impliquem o recolhimento de dados e a análise de informações.” (PCN, 1997, p.84)
Uma das informações mais preciosas que eles descobriram, foi que todos os alunos do período integral 3 comem MELANCIA!
Bárbara Soares
Prof.ª do Período Integral 3
(1)BRASIL. MINISTÈRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2006 v.l;