O contato com diferentes produções deve ser sempre oferecido a fim de instigar a curiosidade e ampliação do repertório cultural dos alunos.
É com essa proposta que o 1º ano, nas aulas de Artes, está tendo a oportunidade de apreciar várias obras de arte e ouvir textos que registram a vida e a obra do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo (1527 – 1593).
Partilhamos, em roda, as investigações realizadas no Centro de Documentação e Cultura (CDC) do Colégio e proporcionamos momentos de pesquisas em sites de busca, quando realizaram algumas interpretações das imagens e temas de suas obras, estabelecendo relações com a obra, técnicas e temas de Paul Cézanne (pintor francês,1.839-1.906).
Giuseppe Arcimboldo, com estilo naturalista e detalhista, suas formas estilizadas e os padrões rítmicos presentes, o qualificam como ocultista. Os alunos puderam observar as paisagens antropomorfas – nas quais corpos e faces humanas são sugeridos pela representação dos relevos, das árvores, das pedras e de outros elementos de uma paisagem – em suas séries ligadas à natureza – por exemplo, a obra As quatro estações, verão, vertumnus – que chamaram a atenção dos alunos pela sobreposição de planos e cores.
As releituras das obras foram realizadas com a exploração de várias técnicas: recorte e colagem, massinha, papel camurça, canetinha e sobreposição de fotos. Os alunos também criaram expressões fisionômicas nos legumes com cravos da índia e expuseram nas salas de aula.