Durante o mês de Abril, os alunos do 9º ano foram desafiados pelo professor de Geografia a pensar sobre o tema: “Ascensão da classe média – sonho ou realidade?”
A atividade que suscitou as discussões uniu o material didático impresso da disciplina ao material complementar disponibilizado pelo professor via link compartilhado: gráficos, mapas, indicação de site, que pode ser acessado pelos alunos por meio dos tablets durante a aula.
O ambiente virtual de aprendizagem – Moodle foi usado para registro e posterior escrita sobre os dados analisados, além de possibilitar o contato do professor com o aluno fora da sala de aula, via Fórum.
As orientações foram além da correção e da atribuição de notas, com intervenções precisas, o professor indicou caminhos, questionou o uso das fontes indicadas e resgatou a importância do rascunho como possibilidade de relacionar os conceitos, organizar as ideias e antecipar a escrita do texto.
Foi um momento rico de aproximação do conteúdo com diferentes fontes de pesquisa, ampliando a discussão em sala de aula sobre temas relevantes na sociedade atual.
Nas palavras dos alunos:
“O material usado foi muito interessante, possibilitou a participação sistemática de cada aluno. Oportunizou a integração do grupo, assistindo os vídeos, analisando os gráficos e textos e, finalmente, elaborando em conjunto o texto síntese sobre o tema. O tablet e o moodle foram ferramentas importantes para o desenvolvimento e a execução do trabalho.”
Lais Paiva Alencar – 9ºB
“Eu, particularmente, achei essa proposta do professor Antonio (Toninho) muito boa, principalmente pelo fato de existir uma inovação digital com o uso dos tablets e permitir o desenvolvimento do trabalho em equipe dos estudantes.”
Felipe Muniz – 9ºA
O resultado do trabalho por um dos grupos:
“Nas mídias aparecem muito sobre manifestações realizadas pelo povo contra o governo brasileiro. O texto “A classe C sai do paraíso”, de 2015, mostra aumento na inflação, pessoas entrando na baixa classe média, desempregos e crises econômicas, provocando as grandes manifestações no Brasil, que criticam o governo de Dilma (PT). Isso já estava ocorrendo quando Dilma foi eleita presidenta novamente. Mesmo com todas as críticas, pesquisas recentes indicam que o PT investe mais na educação e saúde do que o PSDB.
Podemos concluir que atualmente o povo brasileiro, em relação à economia, está consumindo muito e investindo menos, podendo trazer prejuízos ao país e que a maioria da população (composta principalmente pela classe C) não está satisfeita com a situação atual do Brasil.
Em nossa opinião, o Brasil precisa investir mais nas áreas de educação e saúde, diminuir as desigualdades sociais e consumir menos, pois o consumo em excesso pode trazer consequências como a inflação e as crises econômicas.”
Camila Kaori Nishimura, Maria Eduarda Farah Rocha, Samantha Miyahira e Victor Roberto El Khouri Bordokan,
alunos do 9º ano B do Ensino Fundamental