Aprender fração foi uma experiência deliciosa para o 5ºano. Sabem que a cozinha é um lugar excelente para se entender fração?
Em meio à farinha, açúcar, ovos, fermento, bananas, canela e óleo, ficou bem gostoso aprender fração.
Uma receita simples que precisou ser dobrada (os ingredientes estavam discriminados fracionariamente) deuinício a uma mistura entre Matemática e Química que deixou os alunos com água na boca.
O cheirinho do bolo de banana tomou conta da cozinha, do Salào SantaMônica e quem o degustou sentiu que a mistura deu certo.
Começamos com os cuidados de higiene (parecia ser aula de Ciências!) que precisamos ter num ambiente assim, por isso a touca, lavar as màos e os ovos foram essenciais.
Depois, um liquidificador nos mostrou que as substâncias se separam e se misturam para deixar a massa bem homogênea. Foi possível perceber que o peso de cada ingrediente era bem diferente, pois cada um ocupava uma posição no liquidificador (por exemplo: a gema ficava embaixo, o óleo no meio e a espuma da clara bem em cima).
Depois da parte líquida bem misturadinha foi sóacrescentar a banana, o açúcar e a farinha que já tinha aspecto e cheiro de bolo de banana. Faltava ainda um ingrediente importantíssimo: o fermento, que depois de aquecido faz o bolo crescer. Isso é reação química, não é? A massa ficoutào aerada que vimos até as bolhas de ar se abrirem dentro da tigela!
Agora sim, já estava tudo bem aprendido. Os olhinhos brilhavam de alegria e os corredores ficaram cheios de crianças sorridentes levando seu pedaço de bolo para experimentar. Uh! Que delícia!
Se Você; quiser experimentar nossa receita é sócolocar a mão na massa. Bom apetite!
BOLO DE BANANA
Ingredientes
2 bananas nanicas grandes
3 ovos
1 /2; xícara (chá) de açúcar
1/2; xícara (chá) óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento empó
1 colher (café) canela empó
Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador e leve ao forno numa assadeira untada.
Profas Kátia e Luisa