No dia 24 de setembro, recebemos as famílias dos alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental para a finalização do projeto Movimento, que foi adotado no começo do ano letivo e trabalhado com entusiasmo por todos os envolvidos. Esse projeto foi criado por Paula Santisteban e Eduardo Bologna, do grupo musical Música em Família, e incentivado pelo Instituto Alana, que busca condições para a vivência plena da infância.
O Colégio Santo Agostinho, em sua missão e projeto educativo, tem como objetivo promover a autonomia nos alunos, autonomia esta que se traduz pela vontade – poder de decisão entre o conhecer e o querer e o poder de se reger. A autonomia é desenvolvida na interação com os outros, com o mundo e consigo mesmo. Conta com a condição de liberdade para tornar a pessoa protagonista da sua própria educação. Com isso, encontramos grande significado no projeto Movimento, que teve em todas as suas propostas o foco na voz da criança, sua expressão e autoria, por meio da abordagem de temas como a interferência na voz da criança, seu desejo de ser ouvida e reconhecida pelo adulto, a vida no coletivo, as relações de amizade, as brincadeiras e possibilidades de se expressar por meio de diferentes linguagens.
E para que todos esses objetivos pudessem ser vivenciados, usamos da experiência. Experiência essa que nos passa, que nos acontece e que nos toca. Os alunos soltaram suas vozes e expressaram-se, experimentaram momentos de silêncio, escuta, olhar e espera, também tiveram bailes e cirandas, misturas e descobertas… e o mais importante: não faltou Movimento!
Considerando que as famílias não poderiam ficar fora dessa “experiência” e de todo esse movimento, oferecemos em nosso encontro brincadeiras, arte e música. Uma possibilidade de resgate da infância e valorização das vozes de cada um.
Acompanhe!
Coordenação Pedagógica Educacional e tutoras da Educação Infantil e 1º ano