“Estimar consiste em formar um juízo aproximado relativamente a um valor, um cálculo, uma quantia, um peso, uma medida.”
Sabemos que a estimativa constrói-se juntamente com o sentido numérico e com o significado das operações além de auxiliar no desenvolvimento da capacidade de tomar decisões.
A primeira atividade envolveu a observação por parte dos alunos de um pote transparente contendo várias balas. Neste momento trocaram ideias entre os grupos e foi possível perceber o uso de diversas estratégias para chegar a um valor aproximado.
Anotamos em uma planilha as respostas e decidimos qual seria o dia eleito para a contagem! Na etapa seguinte checamos as respostas e verificamos quais alunos se aproximaram do resultado!
A próxima etapa será fazer a contagem de 10 em 10, utilizando como apoio o material dourado, com o qual já trabalham, para auxiliar na contagem e no reconhecimento das unidades e dezenas.
Ao longo do ano faremos outras experiências com quantidades e medidas, mas para o aquecimento do grupo sugerimos aos alunos que em suas tarefas diárias busquem fazer estimativas em casa, junto com a família e partilhem com os colegas, em classe, essas experiências!
Sugerimos atividades como estimar em uma lista de compras quanto será o preço a pagar, antes de partir um bolo, estimar quantas fatias se irá obter, estimar o peso total das pessoas que entram no elevador para comparar com o peso máximo permitido nesse elevador e até estimar, por exemplo, quantas palavras estão escritas numa linha de um parágrafo.
Mãos à obra, pois fazer estimativas é um exercício de valor para o desenvolvimento do conhecimento matemático.
Cristiane Kawabata, Monica Abdou e Simone Del Pezzo
Tutoras do 2º ano