Além da parte teórica desenvolvida nas aulas de história do 5º ano sobre o café – como entrou em nosso país, onde se desenvolveu e seu valor econômico – o CSA programou, para o dia 24 de maio, exatamente no dia em que se comemora o “dia do café”, uma visita a uma fazenda típica de café a poucos quilômetros de São Paulo: trata-se da Fazenda Nossa Senhora da Conceição, no município de Jundiaí.
Nos dias de hoje, os 34 alqueires de terra da fazenda contam com 5 mil pés de café, que é vendido apenas para os visitantes que conhecem o local.
A Fazenda Nossa Senhora da Conceição é um dos roteiros do projeto de turismo cultural. Dentro do Museu do Café, os alunos percorreram duas salas com exposição de fotos, utensílios agrícolas, mesa de degustação de café e documentos históricos, que também fazem parte do acervo, que ainda conta a história dos imigrantes.
A Fazenda também oferece a oportunidade para estudos sobre todas as etapas da produção do café, desde o plantio das mudas até a moagem.estãoali construções com mais de dois séculos de existência. Pode-se ver a Casa Grande, onde morou o Barão de Serra Negra, a casa dos colonos imigrantes, as senzalas, os terreiros de café, os maquinários e até uma capelinha, com uma história bem curiosa.
No restaurante, que tem uma decoração rústica, e está; situado na antiga tulha da fazenda, os alunos lancharam e almoçaram.
Como despedida, todos puderam saborear um autêntico e delicioso café, feito à moda da fazenda.
Dircéa Uhle,Mônica Chapchap e Roberta Justi
Tutoras do 5ºano