EXPLORANDO O QUARTEIRÃO DO NOSSO COLÉGIO
Você é uma pessoa observadora? Costuma prestar atenção nas características do lugar onde mora, nos elementos que compõem um lugar ou paisagem?
Para aprender a apreciar e ter interesse pelo ambiente é necessário que comecemos a compreender o que nos cerca. Assim sendo, os alunos dos 2ºanos saíram para explorar o quarteirão do nosso Colégio a fim de reconhecer na paisagem e no lugar de vivência, o movimento e o uso desse Espaço ao longo dos anos.
Durante o trajeto, feito com muita seriedade, os alunos foram incentivados a observar cada construção, antiga ou mais recente, para que pudessem formular hipóteses sobre a diversidade de elementos que compõem uma paisagem. Ao mesmo tempo, os alunos do Período da tarde, tiveram a oportunidade de relacionar as descobertas que faziam com as histórias que iam sendo contadas durante o trajeto por um funcionário do nosso Colégio, Sr. Waldemar, morador do bairro há sete anos e que nos acompanhou na exploração do quarteirão.
Além disso, em cada trecho paramos para identificar se serviços públicos como transporte, saúde, educação, limpeza, iluminação, pavimentação e saneamento básico eram oferecidos aos moradores e comerciantes do bairro pela prefeitura.
Os alunos puderam perceber que com o passar do tempo a paisagem vai se modificando, mas que acumulam construções de diferentes idades.Por exemplo, na Rua Castro Alves, constatamos que algumas construções são mais antigas que outras, pois há diferenças nos materiais utilizados e no estilo arquitetônico.
Outros aspectos também chamaram a atenção dos nossos alunos durante o percurso como, por exemplo, a conservação de algumas áreas e degradação de outras. Preocupados, os alunos deram sugestões de melhorias, disseram o que faltava, se o lugar poderia ser mais limpo ou arborizado e quais os cuidados que devemos ter com os patrimônios, públicos ou não.
Esperamos que os alunos tenham compreendido que a conservação do meio ambiente, o respeito ao patrimônio, os direitos e deveres coletivos, são ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos. Somente se a criança compreende os mecanismos do funcionamento de sua cidade é que ela pode compreender os problemas de seu meio ambiente e se tornar um verdadeiro cidadão.
Profs. Elen, Daniela e Luciana.