fbpx

“Explora Mundi” – saída cultural – 1º ano

Os alunos do 1º ano vivenciaram um momento muito especial no decorrer do Projeto “Em cada continente, uma criança diferente” que investiga os países das ascendências de cada um, possibilitando o contato com a cultura e as suas tradições. Sem dúvida, a Saída Cultural ao Parque Temático Explora Mundi, em Arujá, estimulou ainda mais a curiosidade de todos, proporcionou vivências, aprendizado e muita diversão.

Em um ambiente cercado de muita natureza, participaram de oficinas culturais, danças típicas, contação de histórias e muitas aventuras.

No Castelo foram recebidos pelas personagens que os orientaram durante todo o percurso. Logo após o café da manhã, iniciaram uma caminhada pela mata em busca de aventuras e pistas…

No continente Asiático visitaram um templo, ouviram contos tradicionais japoneses e aprenderam a fazer um origami: o “nekô”.

Para chegar ao continente Americano foi preciso caminhar por uma longa trilha na mata até uma “oca”, onde havia uma índia de “verdade” que veio da tribo “Wassu Cocal”, do estado de Alagoas. Contou sobre a tradição indígena, mostrou objetos usados para caçar, pescar e cozinhar e disse que usam plantas da mata para fazer remédio! Com todos em uma enorme roda em volta da fogueira, ela ensinou a fazer “beiju” com a mandioca, partilhado ainda quentinho. Na despedida, danças e canções indígenas.

Após saborear um delicioso almoço conheceram o minhocário e foram conduzidos para o continente Europeu onde conversaram com um Rei sobre os países e os costumes que fazem parte da Europa e confeccionaram as máscaras do “baile de máscaras”.

Em seguida o personagem do continente Africano que usava roupas coloridas com desenhos de onça, os encaminhou para outra trilha onde caminharam em ritmo de aventura, “apoiando” em cordas e finalmente chegaram a este  continente distante. Lá conversaram sobre a preservação da natureza, festas e curiosidades africanas enquanto ele ia tocando o instrumento “atabaque”.

Foi um dia inesquecível, marcado por momentos significativos e especiais, pois além do contato com diferentes culturas, tiveram o prazer de estar com os amigos e tutoras partilhando as descobertas… Confiram as aventuras!

                                                                         Daniela Grillo e Monica Abdou

                                                                                   Tutoras do 1º ano

Assine nossa newsletter