Explora Mundi – 1º Ano

…Motivados pelo Projeto que investigou os países das ascendências de cada um dos nossos alunos e possibilitou que tivessem contato com a cultura, tradições e bandeiras destes países, os alunos do 1º ano participaram de algumas aventuras no parque Temático Explora Mundi, uma Fundação cultural e artística, localizada em Arujá, São Paulo.

Foram recebidos por Canela Seca que, juntamente com os monitores, os levaram para o Castelo Mundi, onde foi servido o café da manhã.

Na Oceania, obtiveram informações sobre os aborígines (povo nativo deste continente) e sobre os cangurus. Puderam pegar aranhas da mata e conheceram um lagarto que não tinha patas (muito estranho, pois parecia uma cobra). Depois, um jipe os levou até a Oceania onde confeccionaram brinquedos com sucata: o telim e a maronda.

Na Europa, a princesa Aurora contou sobre os costumes de seu povo e convidou a todos a se tornarem pintores famosos! Aurora falou sobre alguns destes pintores como Leonardo da Vince e Michelangelo e então, caminhamos até a frente do castelo, colorindo um tecido gigante que ia de uma árvore à outra! Pudemos ver a criatividade e expresSão artística de nossos alunos.

Na áfrica, conheceram Kiara, uma africana que usava roupas coloridas e um turbante na cabeça. Com ela tocaram instrumentos musicais (de percussão) e dançaram ao som do ritmo africano, o que fez com que o calor aumentasse mais ainda…

Na ásia, vestiram um kimono japonês para participar da tradicional cerimônia do chá e em seguida, numa oficina de origami (dobradura), confeccionaram um Nekó (o gatinho da sorte).

No continente Americano, os alunos conversaram com o Canela Seca, um português, da época das grandes navegações, que mostrou uma réplica do local onde foi rezada a primeira missa no Brasil e que os levou a um passeio pela mata mostrando algumas árvores de nossa flora, até chegarem a uma oca onde tiveram muitas informações sobre os indígenas brasileiros.

Este foi um dia muito especial, pois além de terem contato com diferentes culturas, puderam usufruir o prazer de estar com os amigos e professores… Mas, um dos momentos mais significativos foi quando, professores e alunos, soltaram inúmeros balões imaginários coloridos que levavam os nossos sonhos de um mundo melhor, onde a paz e amizade entre todos os povos fosse motivo de união.
Onde será que os nossos balões foram cair?