Recentemente, fizemos uma experiência no Laboratório de Química para determinar o nível de oxigênio dissolvido na água, utilizando nossos conhecimentos sobre proporções. O cálculo que nós realizamos é feito também pelos cientistas (só que com a água dos rios) e é chamado de OD (oxigênio dissolvido). Mas afinal, por que é importante saber a quantidade de oxigênio dissolvida na água?
O OD é responsável por oxidar a matéria orgânica da água e prermitir a respiração dos peixes (afinal, peixes respiram o mesmo gás oxigênio que os demais animais, com a diferença de este encontrar-se dissolvido na água), por isso a sobrevivência das espécies aquáticas é totalmente dependente dele. Fazendo algumas pesquisas encontramos que o valor mínimo para que as espécies sobrevivam (calculado pela CONAMA 357/05) é de 5,0mg/L, mas este valor pode variar de acordo com a espécie. Também descobrimos durante o experimento que, alguns fatores afetam na quantidade de OD, como a pressão atmosférica (altitude) e a temperatura ambiente. As águas com temperaturas mais altas tem menor capacidade de dissolver oxigênio (por isso água fervida não tem oxigênio dissolvido nela) e quanto maior for a altitude, menor será a solubilidade de oxigênio.
Para se ter uma ideia do que fizemos, basta pensar no flutuador, uma experiência feita pela “TV Globo e pelo IPT” (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) que desenvolveram um aparelho capaz de medir o OD no Rio Tietê (desde sua nascente em Salesópolis – Serra do Mar – até desaguar no rio Paraná) e acabaram descobrindo que, na nascente do Rio (onde é menos poluído) a quantidade de OD foi bem mais alta do que em São Paulo, pois aqui temos mais prédios e mais poluição que aumentam a matéria orgânica que o oxigênio tem que oxidar, voltando a ficar limpo após Barra Bonita, quando o nível de OD volta a subir.
Para nós o trabalho foi importante para podermos perceber uma relação prática entre o conhecimento adquirido na escola e fatos importantes do nosso cotidiano, numa ação de formação de cidadãos conscientes. Valeu!!!
Beatriz Liane Fernandes e Mariana Costa
Alunas da 2ª Série B do Ensino Médio