Com o objetivo de proporcionar a leitura de diferentes paisagens e desenvolver um trabalho multidisciplinar, levamos os alunos do 7ºano a campo. Eles tiveram oportunidade de observar e coletar dados sobre diversos ecossistemas, além de compreender de maneira bastante prática a importância da preservação dos ambientes naturais e de entrar em contato com o conceito de patrimônio histórico cultural.
Foi também uma oportunidade para ampliar os laços de amizade, desenvolver a responsabilidade e organizar o tempo de maneira adequada para atender pontualmente todas as visitas e atividades que estavam agendadas.
Abaixo, uma síntese da viagem.
Fomos para a Ilha de Cananéia, no litoral sul de São Paulo. Quando saímos de São Paulo estava escuro e frio. No decorrer do caminho observamos a estrada e completamos a apostila preparada especialmente para este estudo do meio.
Assim que chegamos a Cananéia, tivemos uma aula no Museu de história e conhecemos o mirante, de onde admiramos a pequena cidade do alto. Uma vista muito bonita! Também visitamos a Cooperostra, onde aprendemos sobre ostras e provamos o molusco.
No segundo dia conhecemos a Ilha do Cardoso, lá descobrimos vários ecossistemas, observamos o costão rochoso com várias espécies aquáticas. Visitamos também a Mata de Encosta ou Mata Atlântica, com sua grande biodiversidade; o manguezal e a praia. Esse foi o melhor dia.
No último dia da viagem, fomos de balsa até a Ilha Comprida e observamos o Sambaqui, conhecemos sua importância enquanto sítio arqueológico. Passamos o resto da manhã aproveitando a praia, quando voltamos ao hotel, já estava quase na hora de retornarmos para São Paulo.
Aisha Sayuri ágata da Rocha
aluna do 7ºano B